Favoritas do Mês Wikplayer

terça-feira, 20 de março de 2012

Mercedes Sosa




Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 — Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".

Sosa, que sempre foi ativa entre os movimentos peronistas de esquerda, fez oposição ao presidente Carlos Menem e manifestou apoio às eleições de Néstor e Cristina Kirchner.
"Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa. A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83). Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente. Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. "La Negra", como também era conhecida, voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura. Na década de 1980, Mercedes realizou trabalhos em parceria com Milton Nascimento. Entre os brasileiros que também cantaram com ela estão ainda Caetano Velloso e Daniela Mercury Beth Carvalho.
Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdade sociais.





Nenhum comentário:

Smooth Jazz Serra Song

Atlântico Sul FM

The Penthouse The Cosmopolitan Sound

Martini Lounge

Radio Crooner Michael Bublé

Antena 1 Rio

Online Radio

Online Radio
Vários estilos.

Rádio Sol Maior Jazz

Total de visualizações de página

Quem nos visita

Todos os links e arquivos que se encontram no blog, estão hospedados na própria Internet. Somente os reproduzimos em forma de playlists, através dos links postados como já dissemos da própria Internet. Não hospedamos nenhum CD ou música que seja de distribuição ilegal. - O dono, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los. Adquira nas lojas especializadas, CDs originais. Adquirir fora de estabelecimento legalizado, é ilegal.

Clima